BIOGRAFIA DE OSVALDO LEITE DA SILVA

Praça da Matriz, foto da internet.

 

Encontrei nos meus arquivos um texto escrito pelo primo RUBENS RIBEIRO DOS SANTOS, em 04 de janeiro de 2004: BIOGRAFIA DE OSVALDO LEITE DA SILVA

 

OSVALDO LEITE DA SILVA nasceu na cidade de Ipupiara, Bahia, no dia 20 de junho de 1932. Filho de Ana Rosa da Silva e Francisco Pantaleão Leite. Sendo ao todo nove filhos do casal, seis mulheres e três homens. São eles: Maria Messias Rosa da Silva, Isaurina Rosa da Silva, José Leite da Silva, Alice Rosa da Silva, Maria Darli Rosa da Silva, Júlio Leite da Silva, Osvaldo Leite da Silva, Francina Rosa da Silva e Dirce Rosa da Silva.

OSVALDO LEITE DA SILVA estudou as primeiras letras em sua terra natal, porém não teve o privilégio de concluir sequer o primário. Contudo, gozou de grande influência, prestígio e conceito no meio político e intelectual. Prestígio este alcançado nas altas esferas da política e da administração pública de sua região e do Estado da Bahia.

Casou-se em Ipupiara a 03 de abril de 1963 com Dolores Rosa da Silva, também nascida em Ipupiara a 16 de fevereiro de 1940. Filha de Teodolino dos Santos Rosa e dona Catarina dos Santos Rosa. Osvaldo Leite da Silva e sua esposa tiveram oito filhos, a saber: Dorivaldo Rosa da Silva. Silvio M. Rosa da Silva, Ângela Maria Rosa da Silva, Teodolino Francisco Leite, Rosângela Rosa da Silva, José Leite Sobrinho, Rosimeire Rosa da Silva e Elisângela Rosa da Silva. Seus filhos continuaram morando em Ipupiara durante sua trajetória política, como também até hoje (2004).

Desde cedo se revelou um menino isolado e retraído, de pouco falar e muito observar. Iniciou sua carreira política em 1958, apoiando o Sr. Armando Rosa da Silva, que veio a se eleger Vereador em Ipupiara. Após o término do mandato de Vereador do Sr. Armando Rosa da Silva, Osvaldo Leite da Silva se candidatou ao cargo de Vereador, já em 1962, sendo eleito com 119 votos, voltando a ser reeleito em 1966 com 132 votos. Dando continuidade à sua carreira política, em 1970 se candidatou ao cargo de Prefeito de Ipupiara, sendo eleito com 1378 votos, derrotando o então candidato Sr. Aristides Novais, com 202 votos de frente. Decorrido o tempo de mandato como Prefeito (1971/1972), apoiou o Sr. Oscarino José dos Santos, que foi eleito com 1677 votos (candidato único) para o período de 1973/1976.

Osvaldo Leite da Silva voltou a se candidatar a Prefeito em novembro de 1976, sendo novamente eleito com 1433 votos contra o Sr. Aristides Novais que obteve 1231 votos. Seu novo mandato foi de 1977/1983. Após esse período, Osvaldo Leite apoiou o Sr. Getúlio Ribeiro Barreto e o Sr. Emiliano Santos Cunha, pela 1ª e 2ª legenda, contra o Sr. José Luciano Novais e Sr. Joaquim de Oliveira Leite, saindo vencedor o Sr. Getúlio Ribeiro Barreto com 307 votos a mais que os seus dois oponentes. Getúlio Ribeiro Barreto exerceu o mandato de 1983/1988.

Após o mandato do Sr. Getúlio, Osvaldo Leite volta ao cenário político candidatando-se a Vice-Prefeito na chapa do Sr. Gildásio Martins Sodré, que venceu o pleito com 1876 votos, derrotando o Sr. Francisco Leite da Silva.

Vencido o seu mandato como Vice-Prefeito, volta a ser candidato a Prefeito em 1992 e vence o pleito outra vez com 2519 votos contra o Sr. Getúlio Ribeiro Barreto. Terminado o seu terceiro mandato como Prefeito (1993/1996), apresentou seu candidato à sucessão, o Sr. David Ribeiro Primo, contra o Sr. José Luciano Novais, que venceu as eleições com 2902 votos.

Após o fim do governo do Sr. José Luciano Novais (1997/2000), Osvaldo Leite da Silva apoiou Ascir Leite Santos para Prefeito e o Sr. Olegário Bispo Leite para Vice-Prefeito contra o Sr. José Luciano Novais, candidato à reeleição. O jovem Ascir Leite Santos venceu a eleição com 2947 votos contra 2397 votos de José Luciano Novais. Período de mandato de Ascir Leite (2001/2004).

Como se vê o Sr. Osvaldo Leite da Silva foi um dos maiores chefes de incontestável prestígio político no município de Ipupiara, tendo contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento da cidade de Ipupiara.  

Comentários