RELATÓRIO DE VIAGEM


RELATÓRIO DE VIAGEM


Filemon F. Martins


Dia 11 de julho eu e o mano Gutemberg partimos para Palmas, Tocantins, pela empresa de ônibus Reunidas e no dia 12 às 9:00 horas da manhã estávamos na rodoviária de Palmas, onde nos aguardava o mano Mário Ribeiro Martins. O mano Gutemberg não viaja de avião de jeito nenhum. No dia 13, rumamos para as Cachoeiras de Taquarussu, a 30 km de Palmas. É só descer 149 degraus e lá estão as duas cachoeiras. As fotos estão no orkut do Mário. Almoçamos num restaurante rústico da DONA MARIA, no centro do povoado. Dia 14, de carro, numa SW4, HILUX, TOYOTA, OK, seguimos para Ipupiara, dormimos em Ibotirama. Esta dormida, no PLAZA HOTEL, de Ibotirama, se justifica. É que temos parentes na cidade. Nada melhor do que visitar o PASTOR PEDRO PEREIRA NASCIMENTO (Cabrobó, Pe, 18.09.1922) e sua filha ESTHER PEREIRA MARTINS(09.02.1959). No dia 15, depois de rodarmos 90 km até o ENTRONCAMENTO e mais 38 km para Brotas de Macaúbas e ainda 34 km para Ipupiara, chegamos ao Coxim, antes do meio dia. A chegada neste povoado chamado COXIM é uma festa. O ISIDORO E A LICINHA, primos, colocam REDES AMARELAS, na CASA DE FARINHA e ali nós ficamos deitados, esperando o ALMOÇO. À tardinha, neste mesmo dia 15, domingo, entramos em Ipupiara e ficamos na casa do Mário, na Rua Pedrito Alves, nº 1. Um dos passeios interessantes foi ao BREJÃO, onde a Igreja Batista de Ipupiara mantém um ACAMPAMENTO, com muita água e muito lazer, além de trilhas. Na mesma estrada, viajamos para a BARRAGEM DE MIRORÓS que além de FORNECER ÁGUA PARA 20 MUNICIPIOS BAIANOS, ainda permite irrigação para lavouras de banana, etc. PENA QUE A SECA QUE ASSOLA A REGIÃO QUASE ESVAZIOU A BARRAGEM, conforme fotos no orkut.

Na volta, passamos por Gentio do Ouro, famosa por produzir muito ouro antigamente. Minha mãe contava que os moradores saíam às ruas depois da chuva para apanhar ouro que ficava exposto após as enxurradas. Neste mesmo caminho passamos pelo Cedro, um povoado do Município de Gentio do Ouro e visitamos a chácara do amigo Gilson, um lugar aprazível. Ali ganhamos coco e água de coco em abundância. Até levamos para casa e ficamos por uma semana tomando água de coco.

Depois de visitarmos parentes e aderentes, lugares, cidades da região, retornamos para Palmas dia 25 de julho. Ainda no dia 26 de julho, pela manhã, fomos à CHACARA DO MÁRIO ÀS MARGENS DO RIO TOCANTINS. Esta Chácara é plantada de PEQUI, MANGABA, PUÇÁ, etc. Dia 26 embarcamos para São Paulo, agora na empresa de ônibus Gontijo, mas só chegamos a São Paulo, no sábado, a 1:00 da manhã. Foram 30 (trinta) horas de viagem. Ainda bem que meu filho Gilson Jinkings estava de prontidão nos aguardando. Deixamos Cleonice (esposa de Gutemberg) e Ronaldo (filho) que foram recebê-lo na rodoviária, na Vila Maria, onde moram e rumamos para o Itaim Paulista, onde tenho casa. Neste mesmo sábado à tarde fomos para Itanhaém buscar a esposa (Celene) e Beatriz (neta) que estava passando férias na praia. FOTOS DESTA VIAGEM NO ORKUT DO MÁRIO e também no ORKUT DO FILEMON.

Comentários