NA CLÍNICA

NA CLÍNICA

Filemon F. Martins

                                             

     Cheguei ao Centro Clínico de Fisioterapia por volta das 09h50min. Como todos os dias, a sala de recepção estava lotada.   – “Bom dia” fui logo dizendo, enquanto alguns respondiam: bom dia.
Pouco tempo depois fui chamado a entrar na sala de fisioterapia, onde muitos pacientes já estavam fazendo seus exercícios. Eu tinha que fazer alguns exercícios, tendo em vista uma cirurgia a que me submeti no pé esquerdo. Enquanto o infravermelho era direcionado para o meu pé, fiquei a ler uma revista antiga.
     Mas, aos poucos, comecei a me interessar pelas histórias contadas pelos pacientes. Uns, estavam ali porque sentiam dores no pé, ou na perna; outros, após um infarto ou mesmo uma cirurgia; alguns sentiam dores nas costas, nos braços, no pescoço e uma senhora, a Dona Berta, porque sentia fortes dores na perna esquerda. Terminada a seção de exercícios, lá vinha o médico fazer uma avaliação, “e aí Dona Berta, como está? melhorou a dor?” – Um pouquinho só, doutor, disse Dona Berta e o médico, então, retrucou: - “É a idade, Dona Berta.” A Dona Berta ficou pensativa e em seguida, disse: “não sei não, doutor, minha perna direita tem a mesma idade, mas não está doendo”...
     E assim se foi mais um dia no Centro Clínico de Fisioterapia, mas amanhã tem mais...

(Do livro FAGULHAS, do autor, página 96)



Comentários