domingo, 20 de setembro de 2015

RESPOSTA DO METRÔ DE SÃO PAULO

No dia 31/08/2015 fiz uma reclamação ao Metrô de São Paulo, relatando minha estranheza ao embarcar na estação de Vila Matilde, na ala preferencial. Eis a resposta do Metrô, que agradeço e vou publicá-la no mesmo espaço que usei para fazer a dita reclamação. É justo. Filemon Martins.

Prezado sr. FILEMON FRANCISCO MARTINS


Esclarecemos que o embarque preferencial é destinado aos usuários idosos, gestantes, pessoas com deficiência, com restrição de mobilidade, com crianças de colo que têm o direito ao atendimento preferencial assegurado por Lei.
Pode parecer que não há controle nesse acesso, porque muitas pessoas não tem a deficiência aparente. Hoje é muito comum o uso de próteses que substituem parte ou membros inteiros, como até mesmo gestantes, no início da gestação - quando ainda é difícil a identificação de sua condição - o deficiente auditivo, o portador de HIV, pessoas com câncer, etc. Também os acompanhantes de pessoas com deficiência tem direito ao acesso.
Desde o início de sua operação, a Companhia do Metropolitano sempre se preocupou em informar e orientar seus usuários sobre o uso correto do sistema com o objetivo de promover, dentre outras coisas, uma convivência mais harmoniosa entre os usuários.
Assim, veiculamos mensagens sonoras e campanhas com o objetivo de incentivar um comportamento mais solidário e respeitoso no Metrô, notadamente durante o embarque e desembarque, no embarque preferencial e sobre a utilização dos assentos preferenciais nos trens.
Faz-se necessário reconhecer, entretanto, que o tipo de comportamento descrito relaciona-se a uma questão cultural e de cidadania, que não se resolve apenas com ações no âmbito restrito de um meio de transporte, cabendo, também, a cada cidadão, por lei, zelar e exercer seus direitos e deveres.
Solicitamos que, diante de qualquer problema, procure pela Supervisão da Estação, que está à disposição para o auxílio imediato.
Agradecemos pelo contato e permanecemos à disposição.


Atenciosamente,

Edna Figueiredo
Supervisão de Atendimento ao Usuário
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ
Comunique-se com o Metrô:
Fale conosco no Site do Metrô: www.metro.sp.gov.br
Central de Informações: 0800-7707722, todos os dias, das 5h30 às 23h30.
Telefone do Usuário nas estações: Tatuapé, Sé e Tucuruvi
Atendimento Pessoal: Central de Serviços - Estação Sé, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 7h às 20h.
Correio: Rua Vergueiro, 1200 - Paraíso - CEP 01504 000 - Fax: 3179-2053
Caixa de Sugestões em todas as estações




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