QUEM FOI JOSÉ BRITTO BARROS?


QUEM FOI JOSÉ BRITTO BARROS?

                                                       


                JOSÉ BRITTO BARROS, maranhense de São Bento, nasceu a 15/07/1930. Filho de Jaime Dantas Bacelar de Barros e Joana de Deus Britto Barros. Iniciou seus estudos em sua terra natal, deslocando-se para outros centros, onde também estudou.
                Com 14 anos de idade, foi para a Escola Técnica de São Luiz, no Maranhão, seguindo anos mais tarde, para o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, no Recife, onde se formou em Teologia, com 23 anos.
                Em 31 de outubro de 1954, JOSÉ BRITTO BARROS foi ordenado Pastor Batista, na Primeira Igreja Batista de Fortaleza, no Ceará. Casou-se com Altamira Barros, em 1961, com quem teve os filhos Suely e Jadiel.
                Em 1966, na Igreja Batista de Vila Mariana, em São Paulo, foi Orador Oficial da Convenção Batista Brasileira. Quando fazia Palestras e Conferências Religiosas em minha cidade, Ipupiara, Bahia, certa ocasião, numa dessas noites, encontrei um cidadão, que se dizia ateu convicto, encostado ao pé da parede, em silêncio e atento, ouvindo o famoso pregador. Quis saber o que fazia ali aquele meu amigo, se afirmava ser ateu. Ele, então, me respondeu: “Ouça, esse conferencista não é repetitivo, ele sabe o que diz. Vale a pena ouvi-lo”. De fato, JOSÉ BRITTO BARROS é considerado um dos gênios da Oratória Evangélica Nacional.
                Pastoreou Igrejas nos Estados do Ceará, Amazonas, Piauí e Bahia. Foi missionário da Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira, em Ibotirama, na Bahia, onde atuou como Professor do Seminário do Sertão. Aposentado em 1983, mudou-se para João Pessoa, na Paraíba, onde criou a CRUZADA ALGO MARAVILHOSO que já fez o seu Jubileu de Prata e recebe convites para proferir palestras e conferências religiosas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e os da Melhor Idade.
                Escritor, Ensaísta, Literato, Pesquisador, Cronista, Educador, Conferencista e Poeta. Escreveu, entre outros, “MEMÓRIAS DO NAZARENO”, “CRIANÇADA, VAMOS RECITAR”, “SERMÕES EM DESTAQUE”, “POEMAS PARA O SEU NATAL”, “MÃE DOCE MÃE IMORTAL”, “CARTA ABERTA AOS PAIS” (MEDITAÇÕES-2005) e “FAVOS DE MEL”, uma coleção de livros que em dezembro de 2006 alcançou o nº 05.
                Acabo de receber do Pastor, Poeta e Professor JOSÉ BRITTO BARROS, “REMINISCÊNCIAS PASTORAIS”, livro que traz lembranças da Infância em São Bento dos Peris, (MA) da mocidade, da vida adulta e outras lembranças marcantes da Jornada Ministerial por onde passou. Por último, “SÃO BENTO DOS PERIS, MINHA TERRA DE AMOR”, editado em 2010, evocando com ternura e saudade sua terra natal, seus pais, amigos e familiares. Faz justa homenagem ao falar das professoras e professores até chegar ao SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO NORTE DO BRASIL, no Recife. Enfim, um livro rico com fotos históricas e conteúdo comovente.
                Em “MEMÓRIAS DO NAZARENO” (livro que o autor deste texto possui do ilustre poeta maranhense) escreveu versos admiráveis, harmônicos e inspirados, narrando a trajetória do Nazareno, à luz dos Evangelhos. Quem o conhece, sabe que, embora o luminoso poeta do Maranhão, hoje morador de João Pessoa, na Paraíba, nunca tenha almejado fama e glória em sua carreira, se residisse no eixo Rio-São Paulo, certamente seria cultuado pela mídia, tanto evangélica quanto secular.
                Erodice Queiroz, apresentando o livro “MEMÓRIAS DO NAZARENO”, assim se expressou: “A enormidade da obra sobre um só assunto causou-me perplexidade. Quando, porém, passei a manuseá-la senti-me dentro de um oceano, com amplidão encantadora em todas as direções. Mergulhar, não atingiria o fundo; nadar, não alcançaria a margem; fiquei então circunscrito ao encantamento e à estesia. O coração sente, mas a boca não o diz; a alma vibra, mas os lábios não conseguem glorificar o que vai pela região da admiração e do maravilhoso”.
                Mais adiante, afirma: “Além do Prelúdio e Poslúdio em decassílabo o poema se compõe de LX cantos alexandrinos, em torno de Cristo, desde a promessa até à sua segunda vinda em majestade e glória”.
                No histórico (página 11), o próprio JOSÉ BRITTO BARROS informa que o livro foi iniciado no Recife (Pernambuco), continuado em Camocim e Fortaleza (Ceará), tendo sido concluído em Manaus (Amazonas), escrito por um maranhense, a obra saiu do Norte e Nordeste para o Brasil inteiro.
                Quem não se comove ao ler: “Aceita o meu rimar, são teus meus cantos,/os versos declamados mesmo em prantos/escritos para ti com devoção,/são vibrações desta alma agradecida,/por ter em ti a exuberante vida/ao sol da tua Eterna Redenção!”
                E ainda: “Pelas praias do mar da doce Galileia/em dia ensolarado e cheio de esplendor,/o Messias de Deus vem fazer sua estreia/pregando a Salvação a todo pecador... E em toda aquela praia a mensagem se ouvia/e a própria natureza, exultante, sorria!/O sol resplandecente, em profusões de luz/fazia refulgir o rosto de Jesus!”
                Descreve em palavras e em cores vivas as cenas narradas nos Evangelhos e termina, suplicando, no Poslúdio: “Aceita, meu Jesus, os cantos findos,/e neles põe os teus fulgores lindos,/para que o mundo os possa receber!/Dá vida aos versos toscos, mal rimados,/e faze-os ser, aos homens perturbados,/um meio simples de te conhecer!”
                E por fim, na última estrofe: “Consente, meu Senhor, que te dedique,/e com teu nome este meu canto fique/para atingir o escopo que almejei!/Ó Cristo, meu cantar só te enaltece/e este poema findo com uma prece:/Sê tu louvado em tudo que rimei!”
                É citado no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE ESCRITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS, de Adrião Neto. É mencionado no livro MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO, de Mário Ribeiro Martins.
                Assim é a poesia de JOSÉ BRITTO BARROS: harmoniosa, edificante, sublime, pura e verdadeira. Oxalá, muitos tenham a felicidade de ler esta obra de inspiração fascinante, que tanto bem faz a alma e engrandece o espírito. 
                Pastor José Britto Barros silenciou no dia 30/10/2018, em João Pessoa, Paraíba, onde residiu nestes últimos anos.




Comentários

Suely Pimentel Britto Barros Liborio disse…
Ao ler o que foi escrito sobre o Pastor Jose Britto Barros, agradecemos a Deus por sua vida e por tudo que nos permitiu viver com ele. Nos últimos dias escreveu um soneto que encontramos sobre sua mesa e entendemos que ele estava pronto para partir ao lar Celestial. Peço licença para postar como testemunho de sua convicção de fé.
A TERRA ABENÇOADA ESTA CHEGANDO.

Mais um dia da minha idade foi-se embora
Deixando atrás de si muita saudade
É duro o despedir... minh'alma chora
E se queda a sofrer a realidade.

Aqui foi seu ocaso, mas no além há aurora
De luz brilhante de felicidade
Que cada um de nós, a nos chegar a hora,
Seja ditoso a entrar nessa Cidade.

Onde o justo feliz com Cristo mora,
Eles não sofrem mais e nem se queixam
Pois na Santa Cidade tudo é Luz.

A treva do pecado tão nefasto,
Neste vale atrás esta ficando,
E vamos viver sempre com Jesus, na terra abençoada.

Escrito a mão pelo Pastor José Britto Barros dias ou horas antes de ir ao hospital onde ficou até sua partida ao Lar Celestial, não foi datado. Encontrado e revisado por sua filha Suely Pimentel Britto Barros Libório.
Compartilhado pelos seus filhos, Suely e Jadiel, como prova indelével da certeza de missão cumprida e de ir para a Terra Abençoada.
João Pessoa, outubro/2018.