POR QUE TANTAS MENTIRAS?


                                                         (IMAGEM DA INTERNET)


POR QUE TANTAS MENTIRAS?
Filemon Martins
                                                    

Nestes últimos tempos, o domínio da mentira tem prevalecido sobre a verdade. A mentira, repetida e colorida com vivas cores, tem manipulado grande parte da sociedade que, aos poucos, vai assimilando a banalização da violência, da falta de caráter, da imoralidade, da corrupção, do crime e da desonestidade, aceitando, de forma passiva o que acontece, como se tudo fosse normal.
Afonso Romano de Sant’Anna, em seu poema A IMPLOSÃO DA MENTIRA, diz tudo: “Mentiram-me. Mentiram-me ontem e hoje mentem novamente. Mentem de corpo e alma completamente. E mentem de maneira tão pungente que acho que mentem sinceramente. Mentem, sobretudo impunemente. Não mentem tristes, alegremente mentem. Mentem tão nacionalmente que acho que mentindo história a fora vão enganar a morte eternamente. Mentem, mentem e calam, mas nas frases falam e desfilam de tal modo nuas que mesmo o cego pode ver a verdade em trapos pelas ruas. Sei que a verdade é difícil e para alguns é cara e escura, mas não se chega à verdade pela mentira nem à democracia pela ditadura. (...) Mentem partidariamente, mentem incrivelmente, mentem tropicalmente, mentem hereditariamente, mentem, mentem e de tanto mentir tão bravamente constroem um país de mentiras diariamente”.
Não seria necessário acrescentar nada, mas nos dias que correm, com a pandemia que ameaça o mundo, especialmente o Brasil, o Congresso Nacional se transformou num campo de batalha contra o Presidente, que está guerreando com os governadores e em guerra consigo mesmo no combate a covid-19, entre outros problemas.  Ministros que entram e saem do governo por motivos variados, mas todos eles se queixam de intromissão, falta de respeito, fake news, frituras, o que significa que quem assume o novo cargo vai só receber seu salário, porque as diretrizes serão do Presidente, não importa qual seja o assunto. Com a covid-19 o drama é geral, em todo o país, é possível ver doentes varando a madrugada, espalhados pelos corredores de hospitais já existentes e outros de campanha construídos às pressas para conseguir atendimento médico.
No entanto, o Presidente adora afirmar: ¨Brasil acima de tudo, Deus acima de todos¨. Na prática não é isso que acontece. Não somos adeptos de palavrões, termos chulos, pornográficos e muito menos de violência qualquer que seja. Mas o que está ocorrendo no Brasil é de estarrecer. O desmatamento no Norte e Centro-Oeste do país é descomunal. É necessário? Visa algum progresso? Não! Então, onde está o ministro do Meio Ambiente? Sabemos que poderosos desmatam, queimam e cercam o local, dizendo: - a terra é minha e se houver alguém naquela área de interesse deles, eles expulsam, mandam matar e fica por isso mesmo.
Ao INSS e à Receita Federal devem uma fortuna e não vemos nenhum procurador arregaçando as mangas para receber tamanha fortuna. Por que não se investiga esses maus pagadores? É preciso que o governo publique uma lista oficial dos maiores devedores do INSS e da Receita Federal. A sociedade tem o direito de saber quem são esses caloteiros que causam tanto mal ao Brasil.
Já sabemos de longa data que nossos políticos não têm vergonha na cara, não demonstram nenhum constrangimento. Se a sociedade não cobrar e se calar, eles não estão nem aí... E continuarão a roubar de todas as formas. E o Brasil que deixou de ser colônia de Portugal vai, aos poucos, se tornando colônia do capital estrangeiro.     


Comentários