QUEM FOI ESTER RIBEIRO MARTINS?


                  (FOTO ENVIADA POR SUA FILHA ESTHER PEREIRA MARTINS DE ARAGÃO)



QUEM FOI ESTER RIBEIRO MARTINS?
Filemon Martins

Ester Ribeiro Martins nasceu em Ipupiara, a 20 de março de 1936, filha mais nova de Gasparino Francisco Martins e Jovina Ribeiro Martins. São seus irmãos: Adão, Laurentina, Oscarino, Guiomar e Míriam. Casou-se com Pedro Pereira do Nascimento, de Cabrobó, PE em 28 de novembro de 1957. Ele missionário e pastor batista, formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte, em Recife. Ela missionária da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. Juntos tiveram 5 filhos, Ester Pereira Martins, Pedro Pereira Martins do Nascimento, Valdimary Pereira Martins, Jerusa Jovina Martins e Paulo Gasparino Martins Nascimento, que faleceu na cidade de Lagarto, Sergipe, com apenas 10 meses. Cursou o primeiro grau no Instituto Batista Industrial em Corrente, Piauí, Administração de Empresas Industriais em São Paulo, Magistério e Técnico em Contabilidade em xique-Xique, Bahia.
Como missionária atuou primeiro em Paratinga, tendo atuado também em Correntina, Bahia até 1958. Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, Bahia entre 1958 e 1959. Depois, vieram para Viradouro, interior de São Paulo, onde fixaram residência de 1960 e 1961. Em 1962 atuaram na Igreja Batista de Palmeira do Oeste, SP. Transferidos, foram para Januária, MG, na região do Médio São Francisco, Malhada e Carinhanha, Bahia às margens do Velho Chico, entre 1963 e 1965. Atuaram nas cidades de Capela, Japaratuba, Miranda, Várzea Verde e Lagarto, todas em Sergipe, entre 1966 e 1967. Daí retornaram à Bahia, Ipupiara, 1969, Xique-Xique entre 1969 a 1971, Barra do Rio Grande, de 1972 a 1974. Retornaram à Igreja de Ibotirama, em 1975-1978-1979 a 1981. Junto ao seu marido, organizou, entre outras, a Congregação Batista de Boquira em 1978/1979. Organizou também as Congregações de Seabra, Iraquara e Salobro. De 1981 a 1989 atuou na Primeira Igreja Batista de Seabra, Bahia.  
Faz parte do clã poético Ribeiro-Martins e como ela mesmo diz: ¨Graças ao maior de todos os poetas, DEUS, sinto-me muito feliz, principalmente porque escrevo poesias, dramatizações, jograis, crônicas etc¨.
Escreveu e publicou, entre outros inéditos, POEMAS E MENSAGENS EVANGÉLICAS e SENTIMENTOS DO CORAÇÃO (Brasília-1998). Alguns versos da poetisa: ¨Natal é vida, alegria, paz, amor e festa, Natal é o nascimento do verdadeiro Salvador do mundo! / Natal - ¨Deus abalou o mundo com um bebê e não com uma bomba¨! / Não há Natal sem Jesus Cristo! O verdadeiro dia de Natal para qualquer homem, É quando Jesus nasce em seu coração! Afinal, o Natal é o quê? O Natal é para quê? É a chegada de Jesus Cristo, O Libertador, O Salvador, O Conselheiro, O Príncipe da Paz e do amor. Salve o Natal¨!
A professora e poetisa não esqueceu de sua terra: ¨Ipupiara é minha terra, você é o meu torrão natal; conheço muitas cidades, mas como você não há igual. Terra que nunca esqueço, é bela e varonil, gigante pelos seus filhos, é uma cidade do Brasil. Encrustada na Chapada, mesmo simples, mas bela, sinto mui grande amor e fico feliz ao vê-la! Seus filhos se orgulham, mesmo cidade pequena, mas abriga toda gente, que nela queira morar. Almejamos grande felicidade a todos os ipupiarenses. Essa querida Ipupiara, nunca sai da nossa mente¨.
Deixou quatro filhos, oito netos e dois bisnetos. Seus netos: Júnior, Kleber, Kleuber, Sara, Wesley, Keise, Priscila e Paulo. Bisnetos: Yohanna (15 anos) e Yan (14 anos).
Faleceu em Brasília a 13/09/2006 e foi sepultada em sua terra, Ipupiara. Seu esposo, pastor Pedro faleceu em 2015 e também foi sepultado em Ipupiara.

Obs.: Um agradecimento especial as suas filhas Esther Pereira Martins de Aragão e Jeruza Jovina Martins Borges pelas informações prestadas, sem as quais seria impossível escrever este texto.   

Comentários