BLEFO E BAMBURRO, DE ÁLVARO DE CASTRO.

 


“BLEFO E BAMBURRO”, UM LIVRO ESCRITO POR QUEM CONHECE OS GARIMPOS DE OURO DO BRASIL.

Filemon Martins



Recebi e li “BLEFO E BAMBURRO”, que o amigo Álvaro Castro, autor catarinense de Itajaí, teve a gentileza de enviar-me. Fiquei encantado com o livro. Com um vocabulário adequado, Álvaro Castro descreveu o garimpo de ouro na região do rio Tapajós, de forma magistral.
E eu imaginava que sabia alguma coisa de garimpo de ouro. Com “Blefo e Bamburro”, sim. Conhecia o garimpo de serra, onde o garimpeiro ousado e forte vai abrindo “catras” enormes e quase não há água para batear. É o caso, por exemplo, de Gentio do Ouro, no agreste da Bahia, que antigamente produziu bastante ouro, daí o nome da cidade.

O livro “Blefo e Bamburro” é excelente. Bem escrito e impecável. Apenas uma ressalva: o pesquisador de hoje e do futuro, ao manusear o livro, nada vai encontrar sobre o autor. Um pecado. Quem é Álvaro Castro? Onde nasceu? Onde passou a infância? Onde aprendeu as primeiras letras? O que pensa o escritor Álvaro Castro? De onde vem e para onde vai?
É preciso deixar a modéstia de lado e fazer constar nos livros essas informações. Como pesquisador, fico desapontado quando apanho um bom livro e a editora simplesmente nada informa sobre o escritor. Este fato depõe contra a editora e prejudica, por consequência, o escritor e o pesquisador do futuro.
Quanto ao livro, caro amigo, Parabéns! Com P maiúsculo. Tomara que outros leitores brasileiros descubram o seu livro e façam, como eu fiz, uma festa em casa. Fiquei mais rico de conhecimento ao receber e ler “Blefo e Bamburro”. Obrigado, de coração, amigo.


Comentários