ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

 

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Filemon Martins

 

Não sou adepto de palavrões, termos chulos, pornográficos e muito menos de violência qualquer que seja ela. Mas, os fatos que estão ocorrendo no Brasil merecem um tratamento de choque. Um amigo outro dia me falou: se eu fosse autor de novelas, minha novela seria sucesso garantido todos os dias. Perguntei: e por que? – Ele me respondeu: quando um personagem fizesse alguma maldade, no outro dia eu mandaria lhe dar uma boa surra. Se persistisse na maldade, eu dobraria a surra até que ele aprendesse a lição e se transformasse, ainda que fosse na marra.

Pois bem, a onda de incêndios provocados na região amazônica, provocações e as falcatruas que se espalham pelo Brasil merecem que se aplique a teoria do meu amigo. Esses episódios me remetem ao ano de 1982 quando Franco Montoro foi eleito governador em São Paulo. Assim que ele assumiu o governo, desencadeou-se uma onda de protestos e quebra-quebra no centro de São Paulo. Seus adversários políticos gritavam na televisão: ¨cadê você Montoro? Esse governador é frouxo, não tem pulso para governar¨. E Montoro mandou descer o cacete e logo se descobriu grupos infiltrados incitando o povo a quebrar e destruir lojas e bancos. O povo, usado como massa de manobra, partia para o confronto, enquanto eles saíam fora e ficavam assistindo a barbárie de camarote.

Não demorou muito e Montoro pôs ordem na casa. Infelizmente, algumas pessoas ou grupos só aprendem na pancada. Não há como aliviar. É aí que entra a teoria do meu amigo: investiguem e prendam. Descubram quem são os mandantes responsáveis e os punam. Persistindo os incêndios, provocações e roubos dobrem a pena. Só assim o Brasil se livrará de tanto crime, tanto corrupto e terá um futuro melhor, mais justo e mais humano. O resto são interesses escusos de quem não quer perder dinheiro ilícito e muita conversa fiada.

O problema é que para isso acontecer, precisamos de um Poder Judiciário sério, isento e ético, o que, convenhamos, está escasso em nossa justiça. Parodiando a Bíblia, a impunidade tem sido a razão de todos os males.  

Comentários