JESUS CRISTO POETA

 

JESUS CRISTO POETA

 

João Coelho dos Santos

 

Senhor, meu Jesus!

Quando a trombeta soou

E o Arcanjo Tua vinda

A este Mundo louco anunciou,

Nesse tão esperado dia…

Aconteceu poesia!

 

Quando pobre nasceste em Belém,

Como se não fosses ninguém,

Num simples curral e não em albergaria…

Aconteceu poesia!

 

Quando a fugir da matança,

Para o Egito te levaram

Num burrico em correria…

Aconteceu poesia!

 

Quando menino ensinaste

No Templo aquele doutor

Que extasiado Te ouvia…

Aconteceu poesia!

 

Quando te fizeste batizar

Nas águas do Jordão

Por Teu primo João

Que distante Te seguia…

Aconteceu poesia!

 

Quando os Teus escolheste

E decididos Te seguiram

Tendo tudo abandonado

No seu apostolado

Pela Tua companhia…

Aconteceu poesia!

 

Quando ensinavas a multidão

Que por todo o lado te seguia

E Tua Santa Palavra não perdia…

Aconteceu poesia!

 

Quando oravas ao Pai

No silêncio da montanha

Ou no calor do deserto

E Tua voz se não ouvia…

Aconteceu poesia!

 

Quando por metáforas e parábolas

Ensinavas a Paz, Justiça e Amor

E aos Céus serena se erguia

Tua Santa Palavra, Senhor…

Aconteceu poesia!

 

Quando em Canaã Te revelaste

Na falta de peixes e pão

E ao Pai do Céu oraste

Uma singela oração,

Nesse tão festivo dia…

Aconteceu poesia!

 

Quando a Lázaro ordenaste

A saída do frio túmulo

E assim o ressuscitaste

Dando à vida primazia…

Aconteceu poesia!

 

Quando às revoltas ondas

Mandaste que serenassem

E regressassem à calmaria…

Aconteceu poesia!

 

Quando resignado e Santo

Aceitaste o martírio do Calvário

Como suplício necessário

Para se cumprir a Profecia…

Aconteceu poesia!

 

Jesus, meu Cristo Jesus,

Senhor de bondade infinita,

No Reino do Teu Amor

Teremos Tua presença bendita.

Aos Céus ergo as mãos.

Em Ti, Senhor, eu confio.

Sei que sou um vulgar pecador

E que pouco tenho de asceta,

Mas uma certeza agora eu tenho:

Meu Bom Jesus, Tu… és poeta!

 

(FONTE AVBAP)

Comentários