AVENTURAS DE ADOLESCENTE

 AVENTURAS DE ADOLESCENTE

Filemon Martins

 

Essas aventuras que costumo narrar em meus textos têm o objetivo de resgatar a memória de pessoas simples, simpáticas e sábias que povoaram meus tempos de adolescente.

Meu tio Zeca, José Ribeiro dos Santos, nascido no Olho d aguinha em 1902, era casado com a tia Losa, Rosa Ribeiro Martins, nascida na mata em 1905. Juntos tiveram os filhos Francelino Ribeiro dos Santos, Arlindo Ribeiro dos Santos (1936), David Ribeiro dos Santos, Adão Ribeiro dos Santos, João Ribeiro dos Santos e Eva Ribeiro dos Santos. Eram todos lavradores, criadores de cabras, bodes, galinhas, porcos e gado. Suas roças ficavam distante do lugarejo, uma delas ficava num tal Carrasco, pé de serra e assim por diante. Plantavam de tudo um pouco, feijão, milho, melancia, maxixe, quiabo, fumo, capim e mandioca.

Da mandioca fabrica-se a farinha, tapioca e puba. Para esse fim, eles possuíam uma ¨casa de farinha¨, como se dizia, na época. Era uma fábrica artesanal de produzir farinha, tapioca e puba. Minha vó, que chamávamos de Iaiá Maria, Maria Emília Ribeiro Martins, nascida no Olho d Água em 1904, costumava passar algumas semanas por lá ajudando na casa de farinha e fazendo beijus, uma iguaria tipicamente do Norte e Nordeste brasileiro.

A colheita ou arranca da mandioca ocorria sempre em julho, época de férias escolares. E ela, a Iaiá Maria falava com minha mãe e me levava para essa aventura. Ela, com certeza, ia trabalhar muito fazendo beijus de tapioca no mesmo forno em que se fazia a farinha. Chegando lá ficávamos na casa do tio Zeca, onde os primos João e Adão, além de trabalharem nas roças, eram caçadores à noite. O David, Eva e o Arlindo já estavam casados e tinham suas casas, mas o João e o Adão ainda eram solteiros e moravam com os pais. Hoje, Francelino, David e Adão já não estão entre nós. O primeiro marido de Eva chamava-se Devaldo, mais conhecido como ¨Dedé¨ e morreu picado por uma cobra cascavel quando se locomovia dentro de uma roça com outros amigos para o trabalho. Dizem que ele sentiu ser puxado pelo calcanhar e pensou que fosse brincadeira dos amigos, dizendo: - moço solta minha perna, quando o amigo que vinha logo atrás gritou: - não fui eu, foi uma cobra. Levaram-no para a cidade, mas naquela época não havia o soro antiofídico na cidade, e ele acabou não resistindo. Mas, voltando a nossa aventura com a Iaiá Maria: saíamos bem cedinho de Ipupiara, ainda escuro e pegávamos a estrada a pé com destino ao Olho dáguinha, município de Ipupiara e a caminho para Barra do Mendes e quando o sol despontava iluminando as serras e vales, já estávamos chegando à casa do tio Zeca. A mesa já estava posta, com café com leite, cuscuz, beiju, mandioca cozida e batata doce. Era uma festa para o adolescente da cidade.

Dos filhos do meu tio Zeca e tia Losa, o que menos conheci foi David, não me lembro a razão. Mas o Francelino, o João, o Adão e a Eva, estes sim estiveram presentes em minhas aventuras. O Francelino veio para São Paulo e entrou para a Polícia Militar de São Paulo, tendo marcado presença em meu casamento. O Arlindo morava com a família no Olho d água e sempre marcava presença na feira em Ipupiara e conversávamos muito com seu jeito agradável de cumprimentar: ¨como vai, vai bem¨. O João e o Adão moravam com os pais trabalhando nas roças e cuidando da criação. Mas à noite com lua clara saíam para caçar. Enquanto isso eu ficava na expectativa querendo saber quais caças eles tinham conseguido. Às vezes tatus, veados, jacus, perdizes e preás. O almoço do outro dia estava garantido. E assim os dias corriam celeremente na casa do tio Zeca. Uma noite de sábado, observei que os rapazes chegaram mais cedo das roças, tomaram banho e vestiram suas roupas de festa. Disseram que haveria uma festa de casamento num lugarejo de nome Chiquita, não muito longe dali. E foram para a festa, onde o arrasta-pé prometia. Ali onde eu estava com minha vó o silêncio era total. A luz era de candeeiro, depois do jantar, um pouco de conversa, algumas histórias, piadas e todos iam dormir. Foi o que fiz naquela noite. O quarto era grande, minha cama improvisada e eu dormi pensando nas aventuras do dia seguinte. Lá pelas tantas da madrugada chegaram os rapazes da casa e mais alguns amigos que vieram com eles da festa. Quando entraram no quarto, lá estava um intruso dormindo a sono solto. Um deles sugeriu que me removesse para outro local, mas o primo ponderou e disse ¨não¨. Eu meio que dormindo, mas acordado de araque permaneci imóvel, mas ouvi o primo sentenciar: ninguém mexe com o Filemon, ele está dormindo e vocês vão se virar. Quando acordei pela manhã, ouvia somente o cantar do galo e o gorjeio dos passarinhos nas árvores que circundam a casa.

Era tempo de voltar para a cidade levando farinha, tapioca, beijus e puba.        

Quantas saudades daquelas estradinhas de terra.

Comentários