QUEM FOI OSCARINO JOSÉ DOS SANTOS?

 QUEM FOI OSCARINO JOSÉ DOS SANTOS?

Filemon Martins

 

Segundo Arides Leite Santos, em seu livro IPUPIARA & IBIPETUM, ¨Oscarino José dos Santos, mais conhecido como ¨Oscazão¨, o 5º prefeito do município de Ipupiara, nasceu em Gameleira (atual Ibipetum), em 02/01/1929, filho de José Carlos dos Santos e Zulmira Alves dos Santos. Mudou com seus pais para Ipupiara em 1936, tendo frequentado escolas da época, sem contudo, terminar os estudos primários. Muito inteligente, esse detalhe não lhe impediu de se tornar mais tarde um forte comerciante em Ipupiara.

Consta ainda do livro que foi um dos primeiros cidadãos de Ipupiara a possuir um caminhão Chevrolet¨.

Casou-se com Avani Rodrigues dos Santos, carinhosamente conhecida como dona Nega. Juntos tiveram os filhos, Oscar Filho Rodrigues dos Santos, José Carlos Neto dos Santos, Washington Rodrigues dos Santos, Lorivaldo Rodrigues dos Santos, Djalma Rodrigues dos Santos, Evanir Rodrigues dos Santos, Osvany Rodrigues dos Santos, Deysione Rodrigues dos Santos, Dayane Rodrigues dos Santos e Diane Rodrigues dos Santos.

São seus irmãos e irmãs: João, Adão e Carlos; Maria, Alice (dona Licinha), Petronília, Zilda Alves, Jesuína, Nair, Edite e Beatriz.

Homem de extraordinária visão para negócios, comprava produtos de agricultores mesmo antes da colheita. O produtor lhe informava que naquele ano havia plantado mamona, fumo, milho, feijão, mandioca ou qualquer outro produto e ele perguntava: - você precisa de dinheiro? E já adiantava parte do pagamento da futura colheita. No caso da mandioca, o produto final era a farinha e a tapioca. Conta-se que comprava, inclusive, estrume de gado, cabra, para usar na agricultura ou mesmo revender para terceiros. Além do seu caminhão Chevrolet, que era sua atividade principal de comércio, comprava e transportava produtos de outros centros, especialmente de Feira de Santana, Vitória da Conquista e de algumas cidades de Minas Gerais, possuía roças, onde criava gado.  

Humanitário, jamais deixou de ajudar pessoas carentes de uma forma ou de outra. Com esse prestígio, iniciou desde cedo sua militância política, elegendo-se Vereador na primeira Legislatura de 1959 a 1962. É oportuno lembrar que os dois maiores polos políticos do Município são Ipupiara (antigo Jordão) e Ibipetum, (antiga Gameleira) e como Oscarino era natural de Ibipetum, agora residindo e forte comerciante em Ipupiara, não foi difícil conseguir o consenso dos políticos para a sucessão do prefeito Osvaldo Leite da Silva que terminou em 06/04/1973 e o lançou como candidato único a prefeito da cidade, elegendo-se para o período de 07/04/1973 a 31/01/1977.

Com o seu caminhão Chevrolet transportava também pessoas que precisavam se locomover para outras cidades, como Morpará, Brotas, Oliveira de Brejinhos, entre outras. Essa época as estradas eram um terror para os motoristas da região. A pobreza era severa e imperava no Sertão da Bahia. Não havia eletricidade, Sobradinho não existia, não havia a ponte em Ibotirama, sobre o rio São Francisco, não havia a BA-156 que liga o entroncamento da BR a Ipupiara passando por Brotas de Macaúbas, embora hoje (2021) esteja completamente deteriorada. Não havia a BR-242 que liga Salvador a Brasília. As condições eram adversas, mas ainda assim o Chevrolet do senhor Oscazão, como era chamado, vencia as distâncias.

Oscarino José dos Santos faleceu em 24 de agosto de 1994, conforme cópia da certidão de óbito em poder do autor.

 

·      

 

Agradecimentos: Osvany Rodrigues dos Santos (ninha, filha) e ao primo Izidoro Novais pelas informações prestadas, sem as quais não seria possível escrever este texto.      

Comentários