VIAGENS II

 VIAGENS II

Filemon Martins

 

Sempre visitei minha cidade natal, quando solteiro e depois de casado. Em companhia de minha esposa fomos algumas vezes visitar Ipupiara, na Bahia. Minha mãe, antes de nos deixar, deu-me de presente um terreno no perímetro urbano da cidade, na praça Eugênio de Araújo.

Consultei a esposa e entendi que minha mãe queria que eu construísse uma casa naquele pedaço de terra. Foi o que fiz. Aos poucos fui construindo a casa com a supervisão do primo Silas Barbosa Ribeiro. Morando e trabalhando em São Paulo, todo móvel que era trocado, seguia para a nova casa em Ipupiara. Assim, praticamente mobiliamos a casa. O que faltou compramos lá mesmo.

Dessa forma, quando viajávamos para lá podíamos ficar 15 dias ou um mês batendo pernas pela cidade e visitando parentes e amigos pelos arrabaldes. Certa vez, em companhia de dona Nilza, mãe do primo Silas, visitamos o tio Lula, Antonio Martins Ribeiro e tia Maria, depois fomos ver o tio Zuza, José Martins Santos e tia Loura, Presilina Rodrigues Machado. Casinha antiga, simples, mas sempre simpática. No meio da sala e bem no alto havia uma linha de madeira que se estendia de uma parede à outra. Curiosa, minha mulher perguntou para que servia aquela madeira no alto e no meio da sala. E o tio começou a explicar e emendou com uma história, dizendo: aqui criamos cabras, galinhas, porcos, algum gado e alguns cachorros. Ocorre que há nas serras muitas cobras e onças que atacam nossos rebanhos e de quando em quando os cachorros acuam uma onça e nós, os moradores vamos caçá-la. Uma vez morta, trazemos para cá, onde tiramos o couro. E começou a mostrar alguns couros de onça, provando que a história era verídica. Quando partimos dali em direção à casa de outro parente, minha esposa saiu assustada olhando para todos os lados. Vai que aparece uma onça...

Agora, nossa visita era no Riacho Grande, ao casal Ariademe Martins (Deme) e Antonio Martins dos Santos (Totinha). Chegando lá, dona Nilza já saiu para a roça, anexa à casa para buscar ovos de galinha escondidos no meio do mato. Enquanto isso, eu e minha mulher ficamos ouvindo as histórias do primo Totinha. Contava ele que quando chegou por aquelas bandas e como criador de cabras, galinhas e gado, o prejuízo era enorme. As cobras, especialmente, as cascavéis que possuem um chocalho na cauda, habitavam a região pedregosa e com cercas de pedra, matavam muita criação. Ele, então, saía à caça dessas cobras e quando algum bezerro sumia, ele se punha atrás do animal sumido e quase sempre se deparava com as cobras. Disse ele que, cansado de andar, sentou-se numa pedra, retirou da capanga uma cabaça com água e começou a beber. Mas, olhando para o lado avistou uma cascavel enorme, enrolada e pronta para o bote. Ficou imóvel e foi pegando bem devagar sua espingarda. Segundo ele, um movimento brusco e ela ataca. Mas ele pulou com a espingarda já engatilhada e atirou. Tiro certeiro sem chance para a cobra. E, levantando-se entrou num depósito existente na casa e voltou exibindo alguns chocalhos. Nesse dia, almoçamos aí, descansamos um pouco e quando partimos de volta para casa, minha mulher não se cansou de observar o caminho com medo de que alguma cobra pudesse aparecer.

 

 

Obs.: Gratidão e agradecimento ao primo Isidoro Pereira de Novais pelas informações prestadas.    

Comentários