VIAGENS

 VIAGENS

Filemon Martins

 

Algum tempo depois de casado fui visitar a terra natal de minha esposa, que nasceu na cidade de Santa Helena, no Maranhão. A cidade está localizada na margem direita do Rio Turiaçu, que banha o estado do Maranhão. Santa Helena é vizinha de Turilândia, Presidente Sarney e Pinheiro, terra natal do ex-presidente José Sarney.

A viagem foi memorável, conheci muitas pessoas da família Jinkings. Muitas frutas da região que não conhecia, a comida excelente. Lá comi uma banana maçã deliciosa que até hoje me lembro. Comi um pão com manteiga na chapa tão gostoso que nunca mais me esqueci. Em companhia do meu saudoso sogro e família comemos um peixe assado na hora ali mesmo à beira do rio Turiaçu.

Visitei a cidade de Pinheiro, terra natal do ex-presidente José Sarney e na época o domínio político da família Sarney era notório. Enquanto andava pela cidade, curioso, perguntava: e aquele edifício a quem pertence?

- É da filha do Sarney. E aquela casa de quem é? – É do filho do Sarney. E aquela emissora de rádio? – É do Sarney. E aquele jornal? – é do genro do Sarney. E aquela empresa? –é da nora do Sarney. Enfim, uma rádio local falava o dia inteiro: ¨um empreendimento José Sarney¨.

Visitei também a cidade de São Luís, capital do estado, banhada pelo Oceano Atlântico, fundada pelos franceses em 1612, com influência dos holandeses e por fim dos portugueses. Conheci o centro histórico com seus casarões coloniais, entrei em agências bancárias enormes, uma delas ocupava um quarteirão inteiro. Outra parte revela uma cidade moderna, bem arborizada e com uma boa indústria na área de madeireira, extrativismo e alimentício. Na agricultura produzem cana-de-açúcar, mandioca, arroz e milho, além da exploração do babaçu.

Conheci e visitei pessoas ilustres, entre outras, Wilton dos Passos Barros, bancário aposentado do Banco do Brasil, hoje de saudosa memória. Voltaire Silva Barros, educador, culto e competente. Em São Luís do Maranhão nasceu em 1917 o escritor Josué de Sousa Montello, da Academia Brasileira de Letras, autor de vários livros, entre os quais, OS TAMBORES DE SÃO LUÍS, JANELAS FECHADAS, CAIS DA SAGRAÇÃO. Faleceu no Rio de Janeiro em 2006.

Em Brejo, Maranhão, nasceu em 1921 o escritor e trovador Eugênio Martins de Freitas. Advogado, escreveu e publicou diversos livros, como: MEUS AIS, MAIS LÁGRIMAS QUE SORRISOS, MEUS SONHOS EM RIMAS. Faleceu em São Luís em 2008. De São Luís, eu, esposa e duas filhas, Keise e Maíse voltamos para São Paulo.    

Comentários