POSITIVIDADE

POSITIVIDADE

Filemon Martins

 

Não sei se a Psicologia Moderna ou Positiva explica os motivos, mas existem pessoas que são positivas e otimistas, independente de religião ou filosofia de vida, mesmo que a situação pareça ruim. Conseguem enxergar o mundo com os olhos do otimismo e aceitam de bom grado todas as adversidades que a vida, às vezes, nos impõe. No decorrer da vida é sempre prazeroso quando trabalhamos ou vivemos com pessoas otimistas. Ficamos com a sensação de que os problemas que surgem, terão a melhor solução ou que tudo flui de forma plena e satisfatória. Vivemos mais alegres, comunicativos e solidários uns com os outros. A vida parece ganhar mais sentido e passa a valer a pena quando nos rodeamos de pessoas altamente positivas e esperançosas.

Mas existe também o outro extremo. Embora sem perceber o indivíduo se torna amargo, triste, pessimista e negativo. Quando trabalhei no Tribunal Federal da Terceira Região, em São Paulo, havia uma colega de trabalho assim. Quando alguém em conversa com ela ou mesmo num grupo com a presença dela se queixava de uma unha encravada, já se ouvia as lamúrias dela que começavam assim: - ¨ olha eu tive uma colega com esse problema e quando foi ao médico já era tarde demais. Teve que amputar o dedo¨. Em outras ocasiões quando alguém elogiava a recuperação de alguém que passou por uma cirurgia ou uma doença grave, ela começava: - ¨não sei não, não quero desanimar, mas¨... E sempre trazia uma mensagem negativa para o grupo. Creio que a pessoa nem percebe o mal que está transmitindo ou causando para outras pessoas, infelizmente.

Tenho encarado problemas com o diabetes de longa data e procuro dentro do possível seguir as prescrições médicas, que são incontáveis: agora só consumo arroz integral, não como doces, chocolates, evito refrigerantes, gorduras saturadas, alimentos processados e outras delícias que me são proibidas, e quando sou obrigado a tomar muito antibiótico, por conta de algum ferimento no pé esquerdo, meus rins reclamam. O médico, então, diminui a dosagem e recomenda aumentar a ingestão de água no organismo, bem assim o acompanhamento de um médico Nefrologista. Faz uns dois anos que marquei consulta com uma Nefrologista e lá chegando apresentei os últimos exames que foram solicitados por duas médicas, uma Cardiologista e outra Endocrinologista, que já haviam examinado os exames, informando-me que estavam dentro da normalidade, considerando-se a minha idade. E não é que a médica Nefrologista fez um carnaval, esbravejou, pintou um quadro assustador, mostrou-se espalhafatosa de tal sorte que naquele momento eu morri. Saí do consultório dela ¨mortinho da silva¨. Sabe o que eu fiz? Não voltei mais lá. Procurei outro médico para acompanhar o tratamento.

Acho que a Psicoterapia e a Psicanálise poderia ajudar e muito essas pessoas a encontrarem um equilíbrio necessário para substituir esses pensamentos negativos por sentimentos positivos de empatia, compaixão e solidariedade que, certamente, iriam ajudar no convívio familiar, no trabalho e no relacionamento com outras pessoas. A Doutora Bárbara Lee Fredrickson, professora de Psicologia na Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill, afirma: ¨à medida que criamos o hábito de buscar a felicidade, nós mudamos e crescemos, e nos tornamos versões melhores de nós mesmos, desenvolvendo assim as ferramentas que precisamos para viver¨.

Estudiosos e pesquisadores, através de um estudo feito em 2010, confirmaram que ¨pessoas com níveis altos de pensamento positivo relatam sentir que suas vidas têm mais significado e propósito, mesmo após eventos traumáticos¨. O pensamento positivo traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental da pessoa, entre outros, diminuição do estresse, aumento da autoestima, diminui a pressão arterial, você passa a ter controle de sua vida, mais garra em busca dos seus sonhos e ideais. Além do mais, ter pensamento positivo é um aprendizado constante, um aprimoramento diário. ¨O otimista vê a oportunidade em cada dificuldade¨. Winston Churchill.

É certo que a vida se torna mais amena e agradável quando a pessoa busca a felicidade e se cerca de pessoas otimistas e cheias de esperança. Mas, o que a Bíblia nos diz sobre o otimismo? - ¨Tudo posso naquele que me fortalece¨ – Filipenses 4, 13. ¨Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre¨ - Salmos 125, 1. ¨Quem segue a justiça e a lealdade encontrará a vida, justiça e honra¨- Provérbios 21, 21. ¨Esta é a confiança que temos em Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade dele, ele nos atenderá¨- I João 5, 14.

Assim, exercitar o pensamento positivo e praticar coisas boas nos trará o propósito de viver melhor com qualidade de vida, em conexão com a família, com amigos e a sociedade em geral.

 

 

Fonte: Internet – Psicologia Positiva

                 A Bíblia

                 Experiências pessoais

 

 

Comentários