DEPOIMENTO SOBRE MEUS LIVROS

 

DEPOIMENTO SOBRE MEUS LIVROS

FILEMON MARTINS

 

Em meu texto ¨O POETA¨ escrevi que ele é o intérprete do povo. Amante do alvorecer, do pôr do sol, da canção da brisa, do cantar dos pássaros e do murmúrio das cascatas. Paladino do amor e da verdade. Ou quem sabe? – Apenas um sonhador.

Alguns livros trazem poemas, sonetos e trovas, como Anseios do Coração, Flores do Meu Jardim e Sonetos & Trovas. Foram escritos em diferentes momentos da vida e falam de amor, de paz e de luz. Nasci em Ipupiara, na Bahia e na terra de Castro Alves quase todos são poetas. Foi assim que me descobri escrevendo versos e continuei pela vida afora. Acho que todos nós precisamos de amor, paz, luz e de esperança. A partir de 2018 tenho me dedicado mais à prosa, contando histórias, escrevendo contos, crônicas, narrativas, artigos (desabafos políticos) e um romance em gestação não publicado ainda. Os livros são Fagulhas, Histórias que só agora eu conto e Caminhos do Jordão da Bahia (2022).

Escrever é um sacerdócio. Exige disciplina, síntese, conhecimento da língua, leitura, pesquisa e uma boa dose de paciência. Não tenho pretensões literárias, apenas cumpro minha missão: tenho cinco filhos, agora são quatro, porque perdemos o Allan, com 49 anos para a Covid-19 em 10/10/2020; onze netos e um bisneto. Já plantei algumas árvores, especialmente no interior da Bahia, escrevi e publiquei seis livros solos e um em parceria com o mano Mário Ribeiro Martins, de saudosa memória. São eles: DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMÍLIA RIBEIRO MARTINS (Coautoria com Mário Ribeiro Martins, 2007), FLORES DO MEU JARDIM (Poemas, 1ª edição-1997-2ª edição- 2016, ambas esgotadas), ANSEIOS DO CORAÇÃO (Poemas, sonetos e trovas, 2011), FAGULHAS (Miscelânea de textos, 2013), SONETOS & TROVAS (2014), HISTÓRIAS QUE SÓ AGORA EU CONTO (Histórias, críticas, narrativas, 2018) e CAMINHOS DO JORDÃO DA BAHIA (Histórias, perfis biográficos e narrativas, 2022).

Participei como coautor de inúmeras antologias publicadas no Brasil, entre outras: ANUÁRIO DE POETAS DO BRASIL, RJ – 1980, 1981; ANTOLOGIA DEL’SECCHI, VOLUMES III, IV, V e VI – VASSOURAS, RJ; ANTOLOGIA DE A FIGUEIRA, FLORIANÓPOLIS, SC; ANTOLOGIA DO POSTAL CLUBE, VOLUMES DE 01 A 16, ITABORAÍ, RJ; ANUÁRIO – COLETÂNEA DE TROVAS BRASILEIRAS, 1979, 1980 e 1981, RECIFE-PE; COLETÂNEA DO GLAN – GRÊMIO LITERÁRIO DE AUTORES NOVOS, VOLTA REDONDA, RJ; COLETÂNEA O ¨TEMA É NATAL¨, CAMPOS, RJ; MIL TROVAS DE AMOR E SAUDADE, UBT, 1984.   

Apesar de tudo (vivemos no Brasil, onde o brasileiro pouco lê), é gratificante saber que mesmo com poucos leitores, alguém gosta do que escrevo. Estamos vivendo tempos modernos, com transformações em todos os campos, principalmente na área de comunicações. Em termos financeiros não sobreviveria. Mas, não há como fugir desta missão que nos foi confiada pelo grande Pai. Se recebemos esse dom, temos que aperfeiçoá-lo. É isso que tento fazer.

Não sou adepto de termos chulos e pornográficos, uma questão de formação, vem de berço, com meus pais não se ouviam palavrões, por isso meus livros trazem uma mensagem singela de amor, fé, esperança, paz e de luz. A linguagem dos livros é verdadeira, simples e toca a alma e tudo que toca o coração faz bem. O mundo precisa de amor, especialmente nos dias de hoje.

Com o advento da internet, tenho usado as redes sociais para divulgação de alguns trabalhos meus, principalmente o Facebook e o Blog do Filemon – www.filemon-martins.blogsport.com – onde aceito colaborações de outros autores.

Aos meus possíveis leitores, conhecidos ou não, o desejo de que encontrem o prazer da leitura, com um preito de gratidão e afeto.

Comentários