JÁ PASSAMOS PELO OUTONO

 

JÁ PASSAMOS PELO OUTONO

Filemon Martins

 

Já passamos pelo Outono, que se iniciou em 20 de março. É bem conhecido como a época em que as folhas secam e caem ao sabor dos ventos. Uma mudança providencial da natureza para que as árvores se preparem para a estiagem, economizando energia. As folhas secas, tombadas vão se transformar em adubo, fertilizando a terra para produzir novos brotos, novas folhas, flores e frutos. Período de colheitas e temporada escassa de chuvas. No Brasil, quase de modo geral, ocorrem muitas ventanias, tempestades como já aconteceu neste e em outros outonos. As chuvas, quando ocorrem nesta estação são acompanhadas por ventos fortes, raios, gerando enchentes, medo e calamidade. Recordo-me de chuvas volumosas no mês de abril, no interior da Bahia e dos estragos que deixou: buritis, mangueiras, coqueiros, algarobeiras arrancadas, rachadas ao meio pelos raios que caíram. Animais mortos, casas destelhadas, muros caídos, uma cena de terror. Atravessamos o Inverno e estamos na Primavera.

No sentido Figurado todos os seres viventes têm o seu outono, inclusive nós, os humanos. Ninguém escapa deste processo biológico. Nesta fase da vida, as mudanças são visíveis: - nossa visão vai diminuindo e se tornando turva. Os sonhos vão se desbotando e desaparecendo em bandos.

Somos compelidos a buscar renovação, através de novos projetos, novas ideias e desejos a fim de prosseguirmos na vida. Assim como as árvores que se desfazem das folhas secas e murchas para depois ressurgirem belas e floridas, também nós temos que nos reinventarmos: leia mais, escreva, pinte, borde, reforme, vá ao cinema, à praia, ponha sua criatividade para funcionar. Novos horizontes, novos sonhos, novas esperanças hão de surgir à sua frente. O Outono, basicamente é isso, desapego, trocas, mudanças e transformações. A primavera está aí convidativa, temperaturas amenas, ressurreição de plantas e flores. Exercite sua mente, sua imaginação que a vida é uma viagem e continua...

    

Comentários